Data: 30 e 31/10 e 01 e 02/11 de 2009

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
RUA DA CONSOLAÇÃO, 930 - BAIRRO DA CONSOLAÇÃO - SP
ACESSO PELA RUA ITAMBÉ, 135

 “Qualquer maneira de comunicar vale a pena”

 

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EM FORMA DE PÔSTER

O espaço destinado para cada painel será de 0,90cm (largura) X 1,00m (comprimento). É obrigatória a presença de um dos autores no local durante a exposição.

O apresentador do trabalho deverá estar inscrito no congresso.

 

TEMAS LIVRES

 

 

 Prédio 19 - Auditório Ruy Barbosa

 

31/10/09 – 16h00 – 17h30

Sala 207 - Clinica de Linguagem

Coordenador: Grace Cristina Ferreira-Donati

 

T4 - Relato de caso: o uso da comunicação suplementar e alternativa em um menino com síndrome de cornélia de lange

Autor: Tânia Regina Baptista

Objetivo: Este é um breve relato de como a comunicação suplementar e ou alternativa pode contribuir à pratica clínica fonoaudiologica, e ultrapassar a visão  de um trabalho entendido como somente a apresentação de símbolos para que a criança possa se expressar: a CSA é compreendida aqui como a possibilidade alternativa para a construção de linguagem, e da constituição do sujeito.

 

T102 - Estratégias e possibilidades no processo educacional e inclusivo das pessoas com autismo.

Autor: Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de Oliveira

Instituição: Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho - Campus de Presidente Prudente.

Objetivo: buscar estratégias que podem vir a contribuir para o processo educacional e inclusivo das pessoas com autismo.

 

T14 – Oficina de estória

Autores: Gilda Rosana Vidal Bertoli; Heloisa Sawada Suzuki; Miriam Susana Balian da Conceição

Instituição: Ambulatório de Especialidades César Antunes da Rocha – Prefeitura do Município de São Paulo

Objetivo: O objeto desta apresentação é a “oficina de estória”, um dos programas da reabilitação, cujo objetivo é oferecer um espaço de acolhimento e estimulação da comunicação.

 

T34 - Comunicação suplementar e/ou alternativa na clínica Fonoaudiológica: a iconicidade do símbolo gráfico

Autores: Giuliana Bonucci Castellano; Regina Maria Ayres de Camargo Freire

Instituições: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral de Santos – APPC

Objetivo: Questionar a relevância da iconicidade dos símbolos gráficos para a clínica fonoaudiológica, a partir das contribuições de Saussure.

 

T38 - Sobre a institucionalização de pessoas com paralisia cerebral: uma reflexão a respeito da difícil relação sujeito – linguagem – fonoaudiólogo

Autor: Tatiana Lanzarotto Dudas

Instituição: PUC-SP

Objetivo: introduzir o uso dos sistemas de comunicação alternativos através de dados que permitissem avaliar resultados e seu impacto sobre pessoas que não podem oralizar e que são reduzidas à condição de “objeto”.

 

 

Sala 208 - Clinica de linguagem

Coordenador: Regina Yu Chun

 

T81 - Autismo, linguagem e comunicação suplementar e alternativa

Autor: Luciana Wolff

Objetivo: Este trabalho apresenta a concepção de linguagem como papel constitutivo e não apenas expressivo utilizando símbolos gráficos (PCS – Picture Communication Symbols) para oferecer a possibilidade dessas crianças, de avançarem para seguir além da aquisição de práticas sociais de comunicação, ou de apenas articular sons, mas sim de serem introduzidas no funcionamento da linguagem, como efeito de sentido, no que ela tem de opacidade, de criatividade.

 

T114 - A escuta fonoaudiológica na implantação do serviço de  comunicação alternativa e ampliada

Autores: Rosana Carla do Nascimento Givigi; Beatriz Campos Mudo; Bruna de Souza Diógenes; Juliana Nascimento de Alcântara

Instituição: Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Objetivo: constituir um espaço de escuta na Clínica Fonoaudiológica da Linguagem, analisando o jogo interacional ali estabelecido e os modos singulares de sua produção. Partindo da constituição desse espaço terapêutico, buscou-se elementos para a implementação dos sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada num entendimento de que são postos em movimento pelo funcionamento da linguagem.

 

T119-Avaliação da funcionalidade de paciente adulto com síndrome olivopontocerebelar no uso de comunicação suplementar e alternativa, sob modelo da CIF.

Autores: Helena Maria Soares Panhan, Erika Teixeira, Ronaldo De Martino Simões.

Objetivo: Apresentar a avaliação de paciente com Síndrome Olivopontocerebelar e captar dados sobre níveis de Funcionalidade e Incapacidade com a introdução da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) na adoção do modelo da CIF.

 

T122 - Estudo de caso de criança traqueostomizada: iniciação em comunicação alternativa pelo brincar

Autores: Amanda Zerbeto, Daniele Lins, Izabella dos Santos, Viviane Zerbinati, Marilda Botega e Lucia Reily

Instituição: CEPRE – Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp

Objetivo: Este trabalho apresenta o estudo de caso de um menino que foi traqueostomizado ainda na fase pré-lingual, no 26º dia de vida. Trata-se de um tema relevante para o campo da comunicação suplementar e alternativa (CSA), contribuindo com dados de pesquisa sobre a atuação clínica com uma criança em idade pré-escolar sem possibilidade de vocalização, mas cuja motricidade geral e capacidade cognitiva estão preservadas.

 

 T17 - Comunicação com portadores de deficiência auditiva – um estudo para a assistência e o ensino de enfermagem

Autores: Rodrigo Sousa de Miranda; Maria Soledade Simeão dos Santos

Instituição: Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; Diretoria do Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem (NUPESENF).

Objetivos: foram apontar as dificuldades expressadas pelos deficientes auditivos sobre a sua assistência, descrever os vínculos estabelecidos com os portadores de deficiência auditiva na assistência, analisar a necessidade de capacitação dos enfermeiros tendo em vista a humanização da assistência.

 

 

Sala 209 - Inclusão

Coordenador: Erika Nobre Duarte

 

T26: O uso da prancha temática na escola regular possibilidade ou um bicho de sete cabecas? 

Autor: Elaine Cristina Paixão da Silva

Objetivo: relatar a formação realizada com professores e coordenadores pedagógicos sobre comunicação alternativa e suplementar mostrando como as pranchas temáticas podem fazer parte da rotina da sala de aula favorecendo a inclusão dos alunos com distúrbio severo de comunicação.

 

T27 - A comunicação alternativa na inclusão de alunos surdos na educação infantil

Autor: Elaine Cristina Paixão da Silva

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o uso da Comunicação Alternativa, no trabalho com uma aluna surda, a fim de subsidiar os Profissionais da Educação, através da descrição das adaptações curriculares de pequeno porte, realizados por uma professora da Educação Infantil.

 

T53 - Adaptação das atividades escolares por meio da comunicação suplementar e alternativa

Autores: Mariana Gurian Manzini; Ingrid da Silva Ricomini; Jaquelini Alzira dos Santos;  Fabiana S. Sameshima; Débora Deliberato

Instituição: Departamento de Educação Especial – UNESP/Marília.

Objetivo: deste trabalho foi inserir os professores de alunos com deficiência e com severos distúrbios de comunicação na confecção das atividades pedagógicas com o uso de recursos de comunicação suplementar e alternativa.

 

T57 - Adaptação de livro com figuras de comunicação suplementar e alternativa para atividade de conto de história para crianças com deficiência de uma escola de ensino regular

Autores: Débora Morais Pereira; Débora Deliberato; Natália Bittar Mastello; Fabiana Delgado Diaz Medina; Aila N.C.Rocha

Instituição: Programa de Aprimoramento Profissional – Departamento de Educação Especial – UNESP/Marília

Objetivo: Inserir alunos com deficiência nas atividades de contos e recontos de histórias e confeccionar livro adaptado com figuras de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) para alunos da classe especial de uma pré-escola do Ensino Público.

 

T73 - Comunicação suplementar e alternativa: para a rede, em rede e na rede regular de ensino

Autores: Andréa Mariz de Medeiros Girardi, Carla Silvestre, Denise Pereira Silva, Elaine Cristina Paixão da Silva, Heidi Mara De Maré, Janice Caovila, Marcia Azevedo de Sousa Matumoto, Sandra Regina Antunes, Silvia Guarinello Cariola, Simone Aparecida Conceição Favaretto, Renata Cristina Bernardi Gramani

Objetivo: O objetivo deste trabalho é historicizar nosso percurso como fonoaudiólogas educacionais da Rede Regular de Ensino do Município de São Bernardo do Campo/SP, no que se refere à apropriação da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) como recurso para a inclusão de todas as crianças com distúrbios severos de comunicação. 

 

Sala 210 – Modelos teóricos e/ou pesquisa científica

Coordenador: Maria Amélia Almeida

 

T10 - Percepção de professores à respeito do uso da comunicação suplementar e alternativa no contexto da música

Autores: Munique Massaro; Débora Deliberato; Vanessa Rodrigues.

Instituição: Departamento de Educação Especial – Unesp/Marília.

Objetivo: Analisar o relato do professor em relação aos aspectos expressivos e de ensino-aprendizagem dos alunos com severos distúrbios de comunicação oral e escrita durante a utilização dos recursos de comunicação suplementar e alternativa nas situações de música.

 

T18 -  Caracterização dos enunciados de um aluno não-falante com paralisia cerebral durante o reconto de histórias com e sem o tabuleiro de comunicação suplementar

Autores: Nathália Silveira da Guarda; Débora Deliberato

 Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp- Marília.

Objetivo: A presente pesquisa visou a caracterização dos enunciados de um aluno não-falante com paralisia cerebral durante o reconto de histórias com e sem o tabuleiro de comunicação suplementar.

 

T 87 - Perfil de alunos de pedagogia que estão frequentando curso de formação inicial de professores para atuação na área de tecnologia assistiva com ênfase em comunicação alternativa e ampliada

Autores: Carolina Rizzotto Schirmer; Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Objetivo : a) planejar, implementar e avaliar a eficácia de programas de formação inicial  (para graduandos em Pedagogia da UERJ)  sobre a TA com ênfase na CAA para favorecer a acessibilidade comunicativa por alunos com deficiência física, múltipla e autismo, não oralizados, em contextos funcionais. b) analisar o processo comunicativo de alunos com deficiência severa de comunicação oral com seus interlocutores na escola e no Centro de Referência em Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa da UERJ (graduandos de Pedagogia) e c) descrever as percepções de graduandos em Pedagogia quanto às habilidades comunicativas desses alunos não oralizados antes e após a formação em Tecnologia Assistiva com ênfase em CAA.

 

T74 - Reunião de pesquisa: análise de conteúdo dos relatos de uma professora sobre o uso da comunicação alternativa com alunos não-falantes

 Autores: Alzira Maira Perestrello Brando;Carolina Rizzotto Schirmer; Catia Crivelenti de Figueiredo Walter ; Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes .

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Objetivo: Descrever e analisar o conteúdo das falas da professora de turma durante as reuniões com o grupo de pesquisa.

 

T124 - Funções comunicativas das mensagens emitidas por usuários de comunicação alternativa e ampliada em sala de  aula

Autores: Silvia Regina Simeão Sant’Anna, Fernanda Magalhães Obelar, Ana Clara de Abreu Vidal, Danielle Brito, Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo: Analisar as mensagens elaboradas por três alunos não oralizados com paralisia cerebral na sala de aula através dos recursos de Comunicação Alternativa em interação com a professora e seus colegas de turma.

 

T127 – Recursos de comunicação suplementar e alternativa na classe especial de alunos com deficiência motora

Autores: Vanessa Rodrigues, Débora Deliberato, Munique Massaro

Instituição: Departamento de Educação Especial - UNESP – Campus de Marília

Objetivos: Analisar os recursos suplementares e alternativos de comunicação confeccionados por meio das figuras do Picture Communication Symbols  para alunos com severos distúrbios da comunicação oral e escrita nas situações de histórias, assim como favorecer e ampliar o processo expressivo desses alunos com necessidades educacionais especiais por seleção, implementação e adequação dos diferentes recursos comunicativos.

 

 

Sala 211 - Modelos teóricos e/ou pesquisa científica

Coordenador: Roseli Vasconcellos Sequeira Manoel

 

T61 - Levantamento bibliográfico da produção nacional e internacional sobre autismo e comunicação alternativa nos últimos 5 anos

Autores:Tatiana Pontrelli Mecca,Renata de Lima Velloso

Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico entre os anos de 2004 a 2009 sobre a produção científica relacionada à comunicação alternativa e autismo.

 

T76 - Levantamento de recursos de tecnologia assistiva utilizados no processo educacional por professora em formação continuada

Autores: Carolina Rizzotto Schirmer; Cláudia Alexandra; Alzira Perestrello Brando; Catia Crivelenti de Figueiredo Walter; Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Objetivo: levantar e descrever os recursos de TA utilizados em sala de aula por uma professora ao longo do seu período de formação continuada.

 

T92 - Considerações na adoção da CIF: perspectivas na clínica e pesquisa da comunicação suplementar e alternativa

Autor: Helena Maria Soares Panhan

Objetivo: O trabalho visa apresentar as possibilidades de visualização através dos diagramas propostos pela CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) em diferentes domínios que permitam reunir e discutir componentes que captem dados de relevância para a clínica e pesquisa na área de Comunicação Suplementar e Alternativa.


T120 - Verificação da funcionalidade proporcionada pela CSA na conversação de sujeitos com paralisia cerebral

Autores: Carlos Bandeira de Mello Monteiro, Helena Maria Soares Panhan, Ronaldo De Martino Simões

Objetivo: o objetivo deste trabalho é verificar os benefícios funcionais que a CSA possibilita para indivíduos com PC.

 

T125 - Interesse, interação social e formas comunicativas de alunos especiais em sala de aula

Autores: Danielle Abranches Brito , Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes ,Silvia Regina Simeão Sant’Anna; Cláudia Miharu Togashi

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo: analisar os efeitos do uso de recursos da comunicação alternativa no interesse dos alunos, falantes e não falantes, nas atividades pedagógicas e na interação social em sala de aula.

 

Sala 103  - Tecnologia e Acessibilidade

Coordenador: Vera Lucia V. de Souza

 

T30 - Uso da tecnologia assistiva para ampliação da comunicação: estudo de caso.

Autores: Camila Gioconda de Lima e Menezes Nitatori, Renata Matulja Soneghet

Objetivo: verificar a possibilidade de ampliação da comunicação funcional em paciente com seqüela de anóxia, através da adaptação de recursos de tecnologia assistiva

 

T50 - Capacitação dos alunos de graduação para confecção de recursos de tecnologia assistiva

Autores: Maraísa Fonseca Machado; Mariana Gurian Manzini; Aila Narene Dahwache Criado Rocha; Débora Deliberato

Instituição: Departamento de Educação Especial - UNESP/ Marília

Objetivo: capacitar alunos dos cursos de terapia ocupacional e fisioterapia a avaliar a necessidade, prescrever e confeccionar recursos de tecnologia assistiva.

 

T67 - Avaliação do processamento temporal de indivíduos com e sem afasia, cantores e não-cantores

Autores: Sandra Maria Pela; Liliane Desgualdo Pereira

Instituição: UNIFESP/EPM

Objetivo: Verificar o processamento temporal de indivíduos com afasia expostos e não-expostos à prática de canto-coral.

 

T95 - Informatização de pranchas de comunicação: o desenvolvimento das funções lexicais no discurso de um paciente adulto com paralisia cerebral institucionalizado

Autores: Letícia de Menezes Fraga; Victor Aniceto; Solange Vóvio Calvitti; Maria Luciane Mendes Nunes; Daniele Santos Dalla Lana; Mariana Saconato

Objetivo: desenvolvimento de um software com objetivo de informatizar as pranchas de comunicação e proporcionar ao paciente uma maior independência ao se comunicar.

 

T15 - A tecnologia assistiva como recurso à escolarização de alunos com paralisia cerebral na escolar regular: o relato das crianças

Autores: Ana Cristina de Jesus Alves e Thelma Simões Matsukura

Objetivo: Identificar os efeitos do uso da tecnologia assistiva no contexto da escolarização do aluno com paralisia cerebral a partir de sua própria percepção.

 

TEMAS LIVRES

Prédio 19

 

01/11/09 – 16h00 – 17h30

 

Prédio 19

Sala 207 -  Clinica em linguagem

Coordenador: Luciana Paiva de Farias

 

T66 - Como se dá o processo de letramento / alfabetização da criança com surdocegueira

Autores: Marcia Maurílio Souza; Shirley Rodrigues Maia

Instituição: Ahimsa Associação Educacional para a Múltipla Deficiência.

Objetivo: Este trabalho tem por objetivo ser um instrumento estratégico para auxiliar os educadores de pessoas com surdocegueira e suas famílias na elaboração de programas educacionais que visem e facilitem o letramento / alfabetização.

 

T64 - Importância do trabalho com consciência fonológica em crianças usuárias de comunicação suplementar e alternativa

Autores: Fabiana Sayuri Sameshima, Débora Deliberato

Instituição: Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/Marília, Departamento de Educação Especial UNESP/Marília

Objetivo: utilizar concomitantemente diferentes recursos no treino de consciência fonológica de uma criança sem fala articulada usuária de recursos de comunicação alternativa.

 

T68 – A clínica da linguagem e o uso da comunicação alternativa e ampliada como ferramenta na produção de outros sentidos para as alterações de linguagem

Autor: Rosana Carla do Nascimento Givigi; Kívia Santos Nunes

Instituição: Universidade Federal de Sergipe

Objetivo: Analisar os discursos e seus sentidos acerca do sujeito com alterações de linguagem e, a partir disso, trabalhar com a família e escola no sentido de construir uma outra lógica de funcionamento, onde as relações dialógicas sejam levadas em conta e que o sujeito seja entendido imerso numa rede de significações e Implantar um laboratório de Comunicação Alternativa e Ampliada, que atenda indivíduos sem oralidade ou com dificuldades significativas na oralidade. A partir de essa implantação favorecer a o uso do sistema para os sujeitos que não oralizam.

 

T70 - A comunicação alternativa ampliada como proposta de intervenção para adolescente com Sindrome de Down: relato de um caso

Autores: Cândice Lima Moreschi; Aline Pillegi da Silva; Maria Amélia Almeida- Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos

Objetivo: O presente estudo teve por objetivo planejar, aplicar e avaliar um programa de intervenção sobre Comunicação Alternativa/Ampliada de uma adolescente de 14 anos, utilizando uma abordagem naturalística em uma Clínica Escola.

 

T75 - Acompanhamento fonoaudiológico em grupo e o uso da comunicação suplementar e/ou alternativa na afasia

Autores: Mariana Mendes Bahia; Renata de Lima Ramos; Regina Yu Shon Chun

Instituição: Universidade Estadual de Campinas

Objetivo: Investigar a repercussão do acompanhamento em grupo e uso da CSA na afasia.

 

 

Sala 208 - Inclusão

Coordenador: Luciana Wolff

 

T41 - A  implantação de um sistema de comunicação suplementar e/ou alternativa em educandos com   ausência ou dificuldade de comunicação  verbal no contexto escolar

Autoras:  Adriana Basso Corso e  Rosicléia  Siqueira Castro

Instituição: Secretaria Municipal de Educação de Araucária-Paraná

Objetivo: O estudo feito com um grupo de alunos de uma escola especial ,explorando o Software Livre de Comunicação Alternativa – Amplisoft demonstrou a importância da CSA para tornar o educando que apresenta ausência ou dificuldade de comunicação o mais independente possível em suas situações comunicativas.

 

T79 - Assessoria fonoaudiológica e capacitação de professores para implantação da comunicação suplementar e alternativa nas escolas da rede municipal de amparo

Autores: Luciana Wolff; Marisol Oliveira

Objetivo:Preparar através da CSA a Rede Municipal de Ensino para receber Portadores de Necessidades Especiais muitas vezes usuários dos Sistemas de Comunicação Suplementar e Alternativa.

 

T82 - As interações produzidas na relação professor e aluno sem comunicação oral

Autores: Graciela Rodrigues; Liliana Passerino

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-Graduação em Educação

Objetivo: Analisar as interações produzidas na relação professor e aluno utilizando-se da CAS, enquanto viabilizadora para a comunicação destes alunos.

 

T88 - Abordagem transdiciplinar em grupo de estimulação de comunicação alternativa

Autores: Carolina Rizzotto Schirmer; Mônica Junqueira; Ruth Garzon

Instituições: Unitec Ipanema; Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência deste grupo, que tem revelado resultados muito positivos como o aumento do uso funcional dos recursos de CAA pelos usuários e suas famílias.

 

T112 - A aplicação de sistemas de comunicação na educação infantil em crianças com transtornos globais do desenvolvimento

Autora: Aída Teresa dos Santos Brito

Objetivo: objetivo deste trabalho foi analisar as implicações do uso de Sistemas Suplementares e ou Alternativos de Comunicação (SSAC) como instrumentos de um processo de inclusão de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento em uma escola regular da rede particular de ensino,

 

 

Sala 209 - Família

Coordenador: Adriana Peres

 

T12 - Estudos dos fatores determinantes do uso e do não uso da CSA no contexto familiar

Autores: Simone Infingardi Krüger, Ana Paula Berberian

Instituição: Universidade Tuitu do Paraná

Objetivo: identificar fatores relacionados à utilização e à não utilização da CSA por membros da família de crianças usuárias de CSA na escola.

 

Trabalho 65

T65 - Livro de experiência real

Famílias brincando e motivando o desenvolvimento da linguagem em crianças com surdocegueira ou deficiência múltipla sensorial

Autores: Shirley Rodrigues Maia; Lília Giacomini; Márcia Maurílio Souza; Susana Maria Mana Aráoz; Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita; Vula Maria Ikonomidis; Ahimsa

Instituição: Associação Educacional para Múltipla Deficiência

Objetivo: ampliar a comunicação e desenvolver uma interação mais eficiente, foi a realização de livros de  Experiência Real

 

T83 - A parceria da fonoaudiologia e terapia familiar sistêmica no trabalho de comunicação alternativa: relato de caso

Autores: Adriana Peres; Ada Pellegrini

Objetivo: O presente trabalho pretende demonstrar como, através de um trabalho conjunto da fonoaudióloga, utilizando recursos da CSA e da terapeuta familiar, foi e está sendo possível, estabelecer uma intensa comunicação e relação entre esta paciente e sua família, os profissionais do hospital, seus funcionários e suas enfermeiras particulares visando a abordagem de inúmeros conflitos gerados nestes elementos fundamentais desta rede tão significativa.

 

T19 - a família frente ao indivíduo não oralizado ou com dificuldades de comunicação: percepções e atitudes

Autores: Terezinha Ribeiro Guedes; Leila Regina d’Oliveira Nunes

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo: Investigar as atitudes e percepções dos pais quanto às habilidades comunicativas de seus filhos não falantes ou com dificuldades de comunicação.

 

T20 - Interações familiares de alunos com paralisia cerebral não oralizados

Autores: Terezinha Ribeiro Guedes; Leila Regina d’Oliveira Nunes

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo: Descrever e analisar as interações de alunos não falantes, usuários ou não de comunicação alternativa e ampliada, com seus familiares, em seus lares.

 

 

 

Sala 210 - Modelos teóricos e /ou pesquisa científica

Coordenador: Lucia H. Reily

 

T36 - Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos sem oralidade

Autores: Aldine Nogueira da Silva,Eduardo José Manzini ,Débora Deliberato

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Marília

Objetivo: Identificar e analisar as estratégias de mediação em atividades de reconto de histórias com alunos sem oralidade acometidos por paralisia cerebral.

 

T47 - Identificação de vocábulos relacionado às preferências e rotinas de crianças e jovens não-oralizados relatados por familiares

Autores: Andréa Carla Paura, Débora Deliberato

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação  – Unesp - Marília

Objetivo: esse estudo teve como objetivo identificar vocábulos do repertório de vocabulário de 12 crianças e jovens não-oralizadas, por meio de entrevistas com doze familiares.

 

T84 - Alunos com paralisia cerebral: a voz através da comunicação alternativa e a vez através das habilidades sociais

Autores: Patricia Lorena Quiterio, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes, Eliane Gerk Carneiro

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo: Elaborar um inventário de avaliação das Habilidades Sociais para pessoas não-oralizadas utilizando pranchas de Comunicação Alternativa e adaptar uma proposta de avaliação multimodal de Habilidades Sociais para pessoas com paralisia cerebral não-oralizadas.

 

T100 - A importância de traçar o perfil comunicativo de alunos de uma escola especial

Autores: Mônica Bevilacqua , Silvana Oliva , Therezinha Rosane Chamlian

Objetivo:  Traçar o perfil comunicativo dos alunos de uma escola de Educação Especial para orientar a equipe pedagógica e terapêutica que atuam junto a esses alunos.

 

T1 - Paralisia cerebral: perfil comunicativo e família

Autores: Mariana Maretti Nunes; Zelita Ferreira Caldeira Guedes

Instituição: Curso de Especialização em Fonoaudiologia em Reabilitação Neurológica  da Unifesp.

Objetivos: descrever perfil comunicativo da criança com paralisia cerebral (PC) usuária da comunicação suplementar e/ou alternativa (CSA), verificar grau de conhecimento e opinião dos pais e responsáveis sobre este modo de comunicação e investigar a percepção destes de melhora ou piora comunicativa das crianças antes e depois da utilização da CSA.

 

T126 - Interações com  alunos não oralizados  em sala de aula 

Autores: Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes, Cláudia Miharu  Togashi, Danielle Abranches Brito,  Silvia Regina Sant´anna

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo: descrever e analisar comportamentos interativos da professora com seus alunos  não oralizados em sala de aula antes e após a introdução dos recursos de comunicação alternativa. 

 

Sala 211 - Tecnologia e Acessibilidade

Coordenador: Eduardo J. Manzini

 

T86 - Uso da comunicação alternativa e ampliada em sala de aula

Autores: Sônia Maria Moreira Delgado, Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Objetivo: auxiliar o professor a discutir e pensar as práticas pedagógicas junto com o pesquisador, no que se refere à comunicação e ao processo de ensino-aprendizagem dessas crianças que não são capazes de utilizar a fala e nem a escrita para se comunicar de modo funcional.

 

T31 - Brinquedos adaptados para crianças com paralisia cerebral

Autores: Ana Irene Alves de Oliveira, Glenda Miranda da Paixão,Marcos Vinícius Cunha Cavalcante, Rafael Luiz Morais da Silva

Objetivo: facilitar o brincar, adaptando esta atividade de acordo com as potencialidades de cada criança, valorizando suas capacidades remanescentes, suas características motoras e percepto-cognitivas, e não apenas tratando suas debilidades. 

 

T60 - O uso de recursos de tecnologia assistiva como instrumento facilitador de atividades pedagógicas de crianças com encefalopatia crônica não progressiva

Autores: Aila Narene Dahwache Criado Rocha; Débora Deliberato

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília

Objetivo: Inserir recursos de tecnologia assistiva nas atividades pedagógicas de um aluno com encefalopatia crônica não progressiva.

 

T94 - Sintetizador de voz com interface por áudio

Autores: José Augusto Fernandes Lopes; Maurício Koprowski Garcia; Denise Rodrigues Tsukimoto; Linamara Rizzo Battistella

Instituição: IMREA – Instituto de Medicina Física e Reabilitação – Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina – Universidade de São Paulo

Objetivo: utilizar um sintetizador de voz, de forma que a pessoa possa se comunicar mais diretamente, mesmo com pessoas não habituadas ao seu método de comunicação.

 

 

T128 - Avaliação de Sistema Leitura Portátil (SLP) para Baixa Visão Desenvolvido no Brasil

Autores: Vagner Rogério dos Santos, Eliana Cunha Lima, Adriana Berezosky Santos, Paulo Schor Santos, Ricardo Uras Santos, Rubens Belfort Jr Santos

Instituições:  Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (SP); - Fundação Dorina Nowill para Cegos São Paulo (SP)

Objetivo: A proposta deste estudo é avaliar a eficácia e eficiência em uma série de casos o protótipo de um equipamento nacional de magnificação para leitura.

 

 

SESSÃO DE PÔSTER

 

 

Prédio 27 - Pátio Ensino Fundamental

 

01/11/09 – 8h00 – 12h00

 

Os autores dos pôsteres deverão fixá-los às 08h00 (período da manhã) e 14h00 (período da tarde). Os pôsteres ficarão em exposição durante um período. Os pôsteres do período da manhã ficarão em exposição das 08h00 às 12h00, devendo os autores estarem presentes no intervalo do período da manhã: 10h00 – 10h30.  Os pôsteres do período da tarde ficarão em exposição das 14h00 às 18h00, devendo os autores estarem presentes no intervalo: 16h30 – 17h00.

 

Coordenador: Sandra Cristina Fonseca Pires

 

T29 - Expressão artística dos usuários de uma piscina

Autores: Ana Amália Tavares Bastos Barbosa,Moacir Simplicio, Mauricio Koprowski Garcia

Instituição: Instituto de Medicina Física e Reabilitação – IMREA – HC – FMUSP

Objetivo: Mais de mil pessoas com deficiência foram atendidas pelo Projeto Halliwick na piscina da unidade Lapa do IMREA desde sua implantação a 3 anos. O controle da respiração, equilíbrio e dos movimentos na água são os principais objetivos do Método. As atividades são elaboradas levando-se em consideração a habilidade de cada grupo, portanto o programa inclui todos, independentemente de sua deficiência. 

 

T89 - Desenho em relevo: uma alternativa comunicacional a portadores de distúrbios visuais

Autores: Marcelo Santos, Patrícia Farias Coelho

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Objetivo: discutir os tipos de materiais usados nesse procedimento e o seu potencial expressivo/comunicativo como uma alternativa à inserção de deficientes visuais num contexto social que, cada vez mais, usa a visualidade como plataforma comunicativa.

 

T9 - Em busca de uma comunicação intencional: relato de um caso

Autores: Luciana Aparecida Pereira Veiga, Érika Mendonça Tamarindo

Instituição: Associação de Assistência à Criança Deficiente, Osasco/SP.

Objetivo: relatar a evolução de uma criança de 3 anos de idade, portadora de Paralisia Cerebral Tetraespástica, após orientações e atendimento conjunto de Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional em um grupo.

 

T16 - O trabalho de comunicação suplementar e/ou alternativa nos hospitais da cidade de Belo Horizonte – MG

Autor: Janaina Maria Maynard Marques

Objetivo: O objetivo era traçar o perfil dos principais hospitais de Belo Horizonte- MG em relação ao trabalho de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa.

 

T22 - Família: peça-chave na construção da comunicação alternativa

Autores: Andiara Scarpel Camargo Bornelli , Kátia Melo dos Santos.

Instituição: Casa da Criança Paralítica de Campinas

Objetivo:  incorporar este uso no dia-a-dia em casa, na escola, na comunidade, na vida de seu filho, ou seja, trazendo a família para a realidade.

 

T47 - Recursos de comunicação suplementar e alternativos elaborados e adaptados por meio de oficinas de capacitação de  cuidadores e familiares de pessoas com deficiência

Autores: Andréa Carla Paura; Débora Deliberato; Ingrid da Silva Ricomini; Mariana Gurian Manzini; Vanessa Rodrigues; Munique Massaro; Tatiane Ribeiro Roberto

Instituição: Departamento de Educação Especial – UNESP/Marília

Objetivo:elaborar e confeccionar recursos de comunicação suplementar e alternativos durante as oficinas de capacitação de cuidadores e familiares.

 

T56 - Capacitação de profissionais da saude e educação no contexto da comunicação alternativa: ações práticas

Autores: Débora Deliberato, Ligia M. P. Braccialli, Rita de Cássia Tibério Araújo; Roberta Gonçalves da Silva,  Julia Maria Vicente da Silveira,  Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Inaiara Bartol Rodrigues, Silvia Helena Tavares Pinto Finocchio, Leila Maria Filomena Capellini

Instituição: Departamento de Educação Especial; Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Estudos da Educação e da Saúde da UNESP/Marília

Objetivo: inserir alunos dos cursos de Pedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional na área de comunicação  suplementar e alternativa. 

 

T2 -  Colaborando com a aprendizagem:uma experiência prática de ensino colaborativo

Autor: Célia Luiza Monteiro

Instituição: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Objetivo: planejar intervenções pedagógicas pontuais que possibilitassem a aprendizagem de um aluno com necessidades especiais incluído no ensino regular.

 

T3 - Eu não falo...,mas posso contar uma história

Autor: Elisabete de Ascensão Ramos

Objetivo: O aluno ser inserido e incluído de forma produtiva de acordo com ano/ciclo, provocar no professor um olhar positivo na aprendizagem do aluno com paralisia cerebral, dar função de aluno para quem não apresenta linguagem e movimento corporal respeitando a especificidade do mesmo, valorizar e incentivar a comunicação alternativa dentro da escola e dentro do ambiente escolar, dar significado desses símbolos para o aluno com paralisia cerebral,  construir textos( bilhetes, convites) utilizando os símbolos, garantir que o aluno com paralisia cerebral possa escolher e participar da aula utilizando a sua comunicação.

 

T13 - O uso da comunicação alternativa na escola especial

Autores: Denise Miranda de Oliveira Donadio,Maria Luisa Afonso Christino

Instituição: Instituto Indianópolis

Objetivo: Oferecer apoio no conteúdo pedagógico utilizando a comunicação alternativa através de adaptações de materiais para que possa ser estimulada a comunicação do aluno não falante e com atraso de linguagem.

 

T25 - O uso da comunicação suplementar e/ou alternativa em escolas especiais de Belo Horizonte - comparativo entre 2007 e 2009

Autores: Janaina Maria Maynard Marques, Carla Menezes da Silva, Juliana Paula Pinto Sá

Objetivo: Visto a importância da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa no ambiente escolar, este trabalho tem como objetivo comparar o uso atual da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa em escolas especiais de Belo Horizonte com o resultado do mesmo trabalho realizado em 2007.

 

T33 - A mediação simbólica no contexto escolar – atenção às intervenções realizadas a partir de suportes para os símbolos

Autores: Denise Pereira Silva

Objetivo: realizar observações em salas de aula para auxiliar na obtenção de informações que ajudem as equipes escolares a qualificar este trabalho.

 

T39 - Comunicação alternativa: há limites para a inclusão social? relato de experiência

 Autores: Karina Rizzardo Sella ,Aline Brandão, Ana Lucia de Barros,Marisa Hirata de Fabri

Objetivo: garantir aos usuários possibilidades reais de expandir sua comunicação para contextos naturais envolvendo interações em grupo, com igualdade entre os sujeitos na autonomia de escolha dos assuntos.

 

T40 - Comunicação suplementar e/ou alternativa :um recurso educacional para educandos com   ausência ou dificuldade de comunicação  verbal no contexto escolar

Autores: Adriana Basso Corso ,  Rosicléia  Siqueira Castro

Instituição: Secretaria Municipal de Educação de Araucária-Paraná

Objetivo: estabelecer uma adequada e eficaz comunicação entre professor e educando e consequente melhora na aprendizagem escolar.

 

SESSÃO DE PÔSTER

 

Prédio 27 - Pátio Ensino Fundamental

 

01/11/09 – 14h00 – 18h00

 

Coordenador: Sandra Cristina Fonseca Pires

 

T21 - Objetos de referência e mecanismos da neurociência como recurso interventivo no desenvolvimento de habilidades lingüísticas e elaborações cognitivas superiores em crianças e jovem autista no uso do sistema de comunicação por pictogramas (pcs).

Autor: Solange Maria Américo.

Objetivo: verificar o processo de aquisição de habilidades lingüísticas em duas crianças e um jovem autista com idades entre cinco, nove e treze anos.

 

T37 - Paralisia cerebral: a relação esquema postural e códigos de comunicação segundo o conceito Castillo Morales - estudo de casos

Autor: Karina Rizzardo Sella

Objetivo: estabelecer uma comunicação dentro de sua condição postural

 

T5 - Atendimento domiciliar: uma proposta de possibilidades frente à deficiência no processo de inclusão

Autores: Ana Lídia da Silva Pinto, Ione Aparecida Duarte Santos Dias,Nezimar Soares Rocha 

Instituição: Prefeitura Municipal de Cariacica - Secretaria Municipal de Educação

Objetivo: envolver o aluno cada vez mais nas atividades com sua participação efetiva em todos os momentos.

 

T11 - Acessibilidade comunicativa no ambiente natural

Autores: Munique Massaro; Débora Deliberato; Vanessa Rodrigues; Tatiane Roberto; Fabiana Delgado Diaz Medina; Debora Morais Pereira; Natalia Bittar Mastello.

Instituição: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Marília.

Objetivo: capacitar e inserir os familiares de crianças, jovens e adultos com necessidades complexas de comunicação na confecção de materiais adaptados por meio dos recursos de comunicação suplementar e alternativa.

 

T32 - Acionador de tração de baixo custo: dispositivo de acessibilidade como facilitador da comunicação e do aprendizado de uma criança com paralisia cerebral.

Autores: Ana Irene Alves de Oliveira, Gisely Gabrieli Avelar de Souza, Otavio Augusto de Araújo Costa Folha, Rafael Luiz Morais da Silva

Objetivo: apresentar um relato de experiência de utilização de acionadores de computador de baixo custo na mediação de uma criança com paralisia cerebral, 10 anos, no uso do computador no intuito de favorecer a comunicação e o aprendizado da mesma.

 

T46 - A comunicação alternativa e/ou suplementar e suas implicações no meio familiar e escolar: estudo de caso de um usuário com paralisia cerebral

Autores: Luciana Silva do Nascimento; Maria Lúcia Gurgel da Costa; Germana Maria Gomes Carvalheira.

Objetivo: descrever o uso de dispositivo de comunicação alternativa em usuário adulto, não falante com paralisia cerebral tipo atetóide e suas repercussões no meio familiar e escolar através da aplicação de um questionário e observar o desempenho deste indivíduo na comunicação após introdução deste recurso.

 

T49 - Comunicação suplementar e alternativa: contribuições para um programa de estimulação precoce

Autores: Silvana Falcão Tuler Sobrinho; Ligia Maria Presumido Braccialli; Júlia Maria Vicente Silveira; Aila Narene Dahwache Criado Rocha; Natália Bittar Mastello

Instituição: Departamento de Educação Especial; Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Programa de Aprimoramento Profissional – UNESP/Marília

Objetivo: estimular a comunicação, mas também realizar um trabalho preventivo, considerando que muitas das crianças atendidas não apresentam prognóstico favorável para a fala.

 

T71 -  Produção do conhecimento em fonoaudiologia em comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos

Autores :  Simone Infingardi Krüger, Ana Paula Berberian

Instituição:  Universidade Tuitu do Paraná

Objetivo: analisar a produção do conhecimento acerca da CSA publicada em periódicos especializados da área de Fonoaudiologia, no período entre 1997 e 2005

 

T55 - Utilização da comunicação suplementar e alternativa em um centro de equoterapia

Autores: Fabiana Delgado Diaz Medina; Débora Deliberato; Ligia Maria Presumido Braccialli; Rita de Cássia Tibério Araújo; Natália Bittar Mastello; Débora Morais Pereira

Instituição:  Programa de Aprimoramento Profissional – Departamento de Educação Especial – UNESP/Marilia

Objetivo: inserir e ampliar novos vocábulos, estruturas frasais e atividades dialógicas por meio do uso de recurso de Comunicação Alternativa e Suplementar, utilizando objetos, fotos e figuras como instrumentos facilitadores no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem.

 

T62 - Sistemas de calendários - tecnologia de baixo custo para pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla

Autores :  Shirley Rodrigues Maia,Vula Maria Ikonomidis ,Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita,Lília Giacomini,Márcia Maurílio Souza,Susana Maria Mana Aráoz

Instituição:  Ahimsa Associação Educacional para Múltipla Deficiência

Objetivo: servir de apoio ao desenvolvimento de comunicação, dar apoio emocional e permitir o ensino de conceitos temporais abstratos e vocabulário.

 

T80  - Sistema de comunicação virtual para portadores de necessidades especiais

Autores:  André Armstrong Janino, Fábio Andrei Salles, Percy Nohama

Instituição:  Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR/LER, Curitiba

Objetivo: descrever uma prancha virtual de comunicação, um sintetizador de voz e  um mouse para cabeça.

 

T90 - Comunicação alternativa em sala de aula: uma experiência de graduandos em pedagogia

Autores:  Carla Pompeu de Souza ; Fernanda Magalhães Obelar; Adriane Maia; Carolina Rizzotto Schirmer; Catia Crivelenti de Figueiredo Walter ; Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Objetivo: apresentar a experiência do trabalho de três alunas do curso de Pedagogia com alunos do ensino publico que necessitavam de CAA.

 

T111 - O uso da comunicação alternativa por duas pacientes com esclerose lateral amiotrófica através de sistema computadorizado de acionamento ocular

Autores:  Renata de Lima Velloso, Elizeu Coutinho de Macedo

Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Objetivo: Relatar a adaptação de sistemas de comunicação alternativa por acionamento ocular para duas mulheres com ELA que só tinham controle voluntário do movimento dos olhos

 

T131 -  A comunicação alternativa e aumentativa salvando vidas

Autores: Susana Maria Mana de Aráoz, Shirley Rodrigues Maia, Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita Maria da Piedade Resende da Costa, Sonia Maria da Silva Nóbrega.

Instituições: Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Instituição Educacional para a Deficiência Múltipla AHIMSA; Universidade Federal de São Carlos; Instituto Educacional Especializado Dr. Antonio Lázaro de Moura

 

 

 

SESSÃO DE PÔSTER

 

 

02/11/09 – 8:00 – 12:00 horas

Prédio 27 - Pátio Ensino Fundamental

 

Coordenador: Sandra Cristina Fonseca Pires

 

T8 - Uso de pranchas temáticas na introdução da comunicação suplementar em crianças com síndrome de down: um estudo de caso.

Autor: Tatiana Pires da Silva

Instituição: Sociedade Pestalozzi de São Paulo

Objetivo: Eleger a comunicação suplementar devido à criança ser bastante gestual e, neste momento, a fala ser ininteligível.

 

T42 - Projeto: a comunicação alternativa frente aos diferentes atendimentos terapêuticos realizados na instituição com o pc

Autores: Ana Cristina de Oliveir, Fátima Maria do Nascimento,Juliana Alves de Oliveira,Tatiana Lanzarotto Dudas, Vilza Carla Brene

Instituição: Fraternidade Irmã Clara

Objetivo: trabalhar utilizando pranchas temáticas de comunicação alternativa durante todas as terapias, não somente nas terapias de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, mas promovendo diálogo e escolhas durante a hidroterapia, fisioterapia motora, respiratória, etc.

 

T104 - Reconstruindo histórias: o uso de recursos de comunicação suplementar e/ou alternativa em uma intervenção interdisciplinar

Autores: Josyvanda Basílio Russo; Renata Cristina Bertolozzi Varela

Instituição: Espaço de Acesso Clínica e Assessoria

Objetivo: desenvolver habilidades nas áreas cognitiva (planejamento, memória, atenção) e de linguagem (compreensão, comunicação, leitura e escrita),  através da leitura e reconstrução de histórias.

 

T48b - Praticas da área do setor de psicologia com  cuidadores e familiares de crianças, jovens e adultos do setor da comunicação alternativa

Autores: Julia Maria Vicente da Silveira;  Mônica Pereira Marins Messias; Débora Colombo da Silva

Instituição: Centro de Estudos da Educação e da Saúde – UNESP/Marília

Objetivo: implementar um programa de orientação psicológica para pessoas com lesão encefálica com necessidade complexa de comunicação em um centro de atendimento especializado.

 

T93 - Surdocegueira, família e comunicação: análise das publicações nacionais

Autores: Vula Maria Ikonomidis,Maria da Piedade Resende da Costa,

Instituição: Universidade Federal de São Carlos-Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Objetivo: analisar publicações de estudos nacionais envolvendo a importância da  família no desenvolvimento da comunicação do filho com surdocegueira.

 

T105 - Formação de acadêmicos de enfermagem na lingua brasileira de sinais: relato de experiência

Autores: Ivânia Vera, Anderson Simão Duarte,Roselma Lucchese

Objetivo: relatar a experiência de docência em enfermagem quanto o ensino de LIBRAS

 

T118 - O cuidar em silencio

Autores: Ivania Vera ,Anderson Simão Duarte ,Aristides José da Silva Junior ,Roselma  Lucchese 

Objetivo: capacitar profissionais de saúde, docentes e discentes do Curso de Graduação em Enfermagem utilizando da LIBRAS para favorecer a inclusão e a assistência humanizada às pessoas surdas.

 

T54 - Atuação fonoaudiológica na educação infantil: uma experiência no processo inclusivo

Autores:  Carla Silvestre

Objetivo: descrever o trabalho de parceria da fonoaudiologia junto ao discurso pedagógico na Educação Infantil.

 

T58 - Atuação do assistente social junto ao programa de comunicação alternativa

Autores :  Silvia Helena Tavares Pinto Finocchio, Leila Maria Filomena Capellini, Débora Deliberato,

Instituição: Centro de Estudos da Educação  e da Saúde – UNESP/Marília

Objetivo: oferecer subsídios à equipe multiprofissional para formulação de ações prioritárias; bem como visando o encaminhamento para as políticas públicas e ou recursos da comunidade. 

 

T59 - A fonoaudiologia e as pistas comunicativas na recepção e expressão dos alunos surdocegos pré-linguísticos

Autores:  Angela Maria Areias Florêncio, Deisi Ottobeli Sant’Ana; Helga Silva Pereira, Quézia Nantes Abuchaim Duarte

Instituição: Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação – CEADA

Objetivo: objetivo propiciar meios de se estabelecer uma comunicação, estimular os sentidos que apresentam capacidade funcional, utilizando técnicas e recursos que possibilitem ao aluno surdocego: a internalização de informações, formação da imagem mental do mundo e a simbolização de conceitos.

 

T63 - O sistema de calendário como forma de comunicação com adolescentes surdocegos pré-linguísticos

 Autores : Gisele Freitas de Oliveira Weiber, Jacquelini Ricartes Costa, Sandra Marques Teixeira Fernandes

Instituição: CEADA – Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação – Campo Grande - MS

Objetivo: O Sistema de Calendário de Comunicação tem como finalidade estruturar seu  mundo, em lugar, tempo e pessoa, sendo importante na organização da rotina diária, para a antecipação das atividades através de objetos que dêem referência e antecipe as ações que serão desenvolvidas, favorecendo a participação no meio no qual estão inseridos fazendo uso de uma interação comunicativa de qualidade.

 

T102 - Estratégias e possibilidades no processo educacional e inclusivo das pessoas com autismo.

Autores:  Tereza Cristina Carvalho Iwamoto De Oliveira

Instituição: Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Campus de Presidente Prudente).

Objetivo: buscar estratégias que podem vir a contribuir para o processo educacional e inclusivo das pessoas com autismo.

 

T115 - A fonoaudiologia criando modos de produção da inclusão no ambiente escolar

Autores:  Rosana Carla do Nascimento Givigi ;Larissa Costa Macedo ;Vera Lúcia de Oliveira Ralin

Instituição: Universidade Federal de Sergipe

Objetivo: discutir a inclusão de duas crianças com necessidades especiais e com alterações de linguagem no ensino regular.

 

T117 - O processo de inclusão e o uso do sistema de comunicação alternativa e ampliada na escola

Autores:  Edênia da Cunha Menezes e Rafaela dos Santos

Instituição: Universidade Federal de Sergipe

Objetivo: refletir sobre as práticas educativas e de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, por deficiência.

 

T69 - Comunicação alternativa: achados da produção científica em base de dados

Autores :  Cândice Lima Moreschi ,Luciana Pizzani ,Suzelei Faria ,Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi ,Maria Amélia Almeida

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos

Objetivo: identificar na base de dados Scielo a produção científica referente a área da Comunicação Alternativa/Ampliada dos últimos quatro anos.

 

 

 

OFICINAS – Relatos de experiências

 

Prédio 19

01/11/09 – 8h00 – 9h00

Oficina 1 – sala 207

Coordenador: Andrea Carla Paura

T45 - Capacitação de famílias e cuidadores de crianças, jovens e adultos no contexto da comunicação alternativa

Autores: Débora Deliberato; Julia Maria Vicente  Silveira

Instituições: Departamento de Educação Especial e Centro de Estudos da Educação e da Saúde da UNESP/Marília

Objetivo: O objetivo desta oficina será apresentar as práticas envolvidas com as famílias e cuidadores na confecção e uso de recursos de comunicação alternativa na rotina das atividades de seus filhos, jovens e adultos perante o apoio de profissionais da área da comunicação alternativa: fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e pedagogia e psicologia.

 

Oficina 2 – sala 208

Coordenador: Renata de Lima Velloso

T72 - A imersão dos símbolos através de jogos e brincadeiras na sala de aula

Autor: Denise Pereira Silva

Objetivos: Esta oficina busca favorecer a imersão da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) no cotidiano escolar considerando das propostas pedagógicas dos professores, as necessidades educacionais das crianças e a realização de diferentes brincadeiras e jogos.

 

Oficina 3 – sala 209

Coordenador: Renata de Lima Velloso

T107 - Construção de pranchas de comunicação dinâmicas e métodos de acesso ao computador

Autor: Daianne Serafim Martins

Instituição: CEDI

Objetivo: O objetivo desta oficina será de relatar casos de implementação do uso de pranchas de comunicação dinâmicas com síntese de voz através do uso do software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro e de instruir o público na construção desses recursos considerando as diferentes formas de acesso ao computador

 

Oficina 4 – sala 210

Coordenador: Anna Carolina Cassiano Barbosa

T108 - A utilização de softwares de apresentação como estratégias de uso da CSA

Autoras: Bárbara Martins, Nathalia Cruz Ting, Renata Cristina Bertolozzi Varela.

Instituição: Espaço de Acesso Clinica e Assessoria em Terapia Ocupacional

Objetivo: A proposta desta oficina é apresentar algumas possibilidades de uso do programa, que foram utilizadas em situações de atendimento a crianças e jovens com comprometimento neuromotor, como por exemplo, para a elaboração de histórias, apresentação  pessoal, músicas e jogos. A partir da apresentação dessas atividades, o público será convidado a escolher uma delas e será demonstrado como foi elaborada. O enfoque da oficina será o ensino dos recursos básicos do programa aplicados a um contexto terapêutico

 

 

Oficina 5 – sala 211

 

 

Oficinas – Relatos de experiências

 

02/11/09 – 8h00 – 9h00

Prédio 19

 

Oficina 6 – sala 207

T43 - Relatos de experiência na criação de acionadores artesanais

Coordenador: Mariana Tortorelli

Autores: Ana Irene Alves de Oliveira, Rafael Luiz Morais da Silva, Raimundo Ferreira da Silva Filho

Instituição:  Universidade do Estado do Pará

Objetivo: esta oficina propõe relatar as experiências na elaboração e confecção de acionadores artesanais para indivíduos com disfunção neuromotora.  A metodologia utilizada será a exposição dialogada, com apoio de equipamento multimídia, e demonstração de 5 (cinco) acionadores artesanais construídos, e as suas possíveis formas de aplicação através de vídeos de usuários que utilizam esses equipamentos.

 

Oficina 7 – sala 208

Coordenador: Roselaine Pontes

 

T51 - Capacitação para adaptação de livros de histórias infantis por meio do recurso de comunicação suplementar e alternativa

Autores: Adriana Ponsoni; Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Débora Deliberato

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília; Centro de Estudos da Educação e da Saúde – CEES/Unesp

Objetivo: constituir referencial teórico e prático no processo de adaptação de livros de histórias infantis por meio de recursos de comunicação suplementar e alternativa. A oficina será ministrada por uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional, com objetivo de fornecer um modelo de atuação interdisciplinar, o que é fundamental para assegurar melhor desempenho das crianças usuárias dos recursos de comunicação suplementar e alternativa nas atividades com os livros de histórias infantis adaptados.

 

Oficina 8 – sala 209

Coordenador: Cândice Lima Moreschi

T97 - A importância do trabalho interdisciplinar na adaptação de atividades pedagógicas por meio de recursos de comunicação alternativa.

Autores: Fabiana Sameshima, Débora Deliberato,  Inaiara Bartol Rodrigues, Andréa C. Paura

Instituições: Programa de Pós-graduação da UNESP/Marília, Centro de Estudos da Educação e da Saúde da UNESP/Marília.

Objetivo: O objetivo desta oficina é mostrar a importância do trabalho interdisciplinar entre a fonoaudióloga, pedagoga e professora da sala comum em um projeto de adaptação de atividades pedagógicas por meio dos recursos de comunicação alternativa para um aluno de classe comum que apresenta hipótese diagnóstica de apraxia de fala

 

Oficina 9 - sala 210

Coordenador:

T129 - Comunicação alternativa: formar para mudar atitudes

Autor: Elisabete Mendes

Instituição: Escola Superior de Educação de Portalegre; Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Objetivo: O presente trabalho pretende abordar a utilização dos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa em Portugal, a qual tem vindo a ser implementada através da colaboração entre instituições do ensino superior e organizações no domínio da reabilitação.

 

 A programação científica poderá sofrer alteração sem prévio aviso.

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