I CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM AUTISMO:das investigações multiprofissionais às práticas clínicas institucionais e educacionais

01, 02 e 03 de dezembro de 2011 (dia 01/12/2011 cursos pré-congresso, não incluso no valor do congresso)

RESUMO DOS CURSOS

INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS:SOMENTE PARA INSCRITOS NO CONGRESSO

*MINI CURSOS – 01/12/2011 -

 

Veja abaixo a relação dos cursos pré-congresso.

 * Escolha seu curso. Os cursos acontecerão simultaneamente, sendo 1 curso com duração de 8 horas, 3 cursos no período da manhã, com duração de 4 horas e 4 cursos no período da tarde, com duração de 4 horas. 

 

8h30 – 12h45 – R$ 70,00 cada curso

CURSO 1: Abordagem Hanen: Programas para crianças com TEA

Fga. Ms. Renata Cristina Dias da Silva – UNIFESP

 

8h30 – 18h00 – R$ 70,00 cada curso - 8 HORAS DE DURAÇÃO

CURSO 2: O Modelo SCERTS,  diagnóstico e intervenção precoces no autismo

Prof. Dr. Alexandre Costa e Silva – Casa da Esperança, de Fortaleza

Profa. Dra. Fátima Dourado - Casa da Esperança, de Fortaleza

CURSO 2 SERÁ UM CURSO COM DURAÇÃO DE 8 HORAS. QUEM OPTAR POR ESTE CURSO NÃO TERÁ HORÁRIO DISPONÍVEL , PARA OUTRO CURSO, NO PERÍODO DA TARDE. 

 

O Curso aborda princípios e técnicas de diagnostico e intervenção precoces para crianças com transtornos do espectro do autismo baseadas no modelo SCERTS (Comunicação Social, Regulação Emocional e Apoio Transacional). O SCERTS é um modelo educacional desenvolvido pelo Dr. Barry Prizant, Amy Wetherby, Emily Rubin e Amy Laurent. Fruto de várias décadas de pesquisa de ensino para crianças com autismo, com diferentes metodologias e tem por base o desenvolvimento infantil típico e teorias sociais de aprendizagem.

O modelo SCERTS , adotado pela Casa da Esperança, se coloca no meio termo entre abordagens  prescritivas e  facilitadoras e propõe como  alternativa objetivos hierarquizados a serem perseguidos, no caso a comunicação social e a regulação emocional, mas  que sejam buscados e  fomentadas  em um contexto de atividades significativas para a criança , de vivência compartilhada agradável e um controle compartilhado da relação.

 

 

CURSO 3: Conhecendo o Modelo D.I.R./Floortime

Profa. Dra. Ariela Goldstein - TOI

 

RESUMO: Este modelo mostra a importância do BRINCAR para a criança autista, visto que sem este (brincar), seu desenvolvimento é prejudicado. O D.I.R./Floortime convida pais e/ou terapeutas, à mudar seu olhar quanto ao Brincar, partindo de uma brincadeira espontânea e satisfatória para a criança, seguindo sua liderança, seus interesses e respeitando suas limitações. Assim, ajudam sua criança a construir o conceito entre "o que eu posso fazer e o que eu posso aprender a fazer", conectando a criança ao seu estado emocional e social, o que irá eventualmente ajudar a desenvolver as habilidades sociais.
 

PÚBLICO: geral

 

CURRÍCULO:

Ariela de Almeida Goldstein

Graduação: Terapia Ocupacional - Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pós Graduação em Desenvolvimento Infantil - Universidade Federal de Minas Gerais
Autora do livro: "O autismo sob o olhar da Terapia Ocupacional - um guia de orientação para pais."

 

 

CURSO 4: Avaliação Psicológica de Indivíduos Autistas

Profa. Dra. Lília Maíse de Jorge – UNITAU

 

Avaliação psicológica de indivíduos autistas consiste em coletar dados que sirvam, tanto para auxiliar no processo diagnóstico, quanto para caracterizar os avaliados de forma mais precisa, nas diversas áreas de desenvolvimento, com o propósito de definir o melhor direcionamento da intervenção. É preciso contar com instrumentos adequados que permitam o cumprimento desta tarefa, considerando a variabilidade clínica desta população. Escalas específicas para checagem de sintomas próprios deste transtorno atuam como auxiliares diagnósticos e são instrumentos fundamentais nessa investigação. Testes psicológicos são igualmente valiosos para checagem da competência intelectual do avaliado e das condições básicas do processamento da informação que ele demonstra ter. Assim, o objetivo deste curso é o de fornecer conhecimentos atualizados, pautados na experiência clínica e na investigação científica, que auxiliem os psicólogos na avaliação de indivíduos autistas. Os temas abordados dividem-se em: compreensão dos sintomas autísticos, teorias cognitivas que tentam esclarecer esses sintomas, escalas específicas de avaliação do comprometimento autístico, raciocínio clínico para efetivação diagnóstica, diagnóstico diferencial, diretrizes avaliativas para essa clientela, avaliação cognitiva, avaliação do desenvolvimento, e formulação da intervenção.

 

 

13h45 – 18h00  - R$ 70,00 cada curso

 

CURSO 6: Abordagem comportamental no atendimento ao indivíduo autista

Ms. Meca Andrade – NECC – Massachusetts

 

CURSO 7: Desenvolvimento e implementação de um Programa de Habilidades Sociais na sala de aula

Ms. Karin Agte – EUA

 

CURSO 8: Escalas de Avaliação e Intervenção: Contribuições da Divisão TEACCH

Profa.Dra.Viviane de Leon – Espaço Teacch Novo Horizonte, ETNH, Brasil

 

Para o ensino de crianças e adolescentes que apresentam características dos TGD, sugere-se o método TEACCH. Já difundido como programa (Leon & Lewis, 1995; Peeters, 1998) ou metodologia (Leon & Lewis, 1997) e mais recentemente como método de fato (Leon & Osório, 2011), trata-se de uma sigla que significa Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou Transtornos Relacionados à Comunicação e é um modelo de atendimento que envolve tanto a esfera do atendimento educacional quanto clínico. Contempla não só toda a questão pedagógica da aprendizagem da criança, a partir da análise de suas condições individuais, como também desenvolve estratégias para lidar com problemas de comportamentos, convergindo para uma prática de intervenção psicoeducacional.

O TEACCH foi desenvolvido em 1966, na Universidade da Carolina do Norte, pelo Dr. Eric Schopler e cols., via projetos de pesquisa no meio acadêmico.  Além desses, uma série de outros temas começaram a ser pesquisados e como resultado dessas pesquisas tem-se a metodologia atual de avaliação e intervenção.

CURSO 9: A ciência e a arte da intervenção com crianças no espectro do autismo

Dra. Luciana Maria Glazier – EUA  

 

CURSO 2: PARTE II

8h30 – 18h00 – R$ 70,00 cada curso

CURSO 2: O Modelo SCERTS,  diagnóstico e intervenção precoces no autismo

Prof. Dr. Alexandre Costa e Silva – Casa da Esperança, de Fortaleza

Profa. Dra. Fátima Dourado - Casa da Esperança, de Fortaleza

CURSO 2 SERÁ UM CURSO COM DURAÇÃO DE 8 HORAS. QUEM OPTAR POR ESTE CURSO NÃO TERÁ HORÁRIO DISPONÍVEL , PARA OUTRO CURSO, NO PERÍODO DA TARDE. 

 

A inscrição só será oficializada após pagamento. O simples envio da ficha de inscrição preenchida não confirma a inscrição no(s) curso(s).

 

* a programação poderá sofrer alterações sem prévio aviso.
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